A evidência de vitamina C como um tratamento eficaz para câncer permanece controversa. Vários estudos mostraram que ele funciona contra uma grande variedade de cânceres, incluindo câncer de pâncreas , câncer de fígado , câncer de cólon e câncer de ovário . Outros estudos, no entanto, sugeriram que isso poderia tornar a quimioterapia menos efetiva.

Nova pesquisa – conduzida por cientistas no Perlmutter Cancer Center na New York University (NYU) Langone Health em Nova York – investiga o efeito da vitamina C no câncer de sangue.

O primeiro autor do estudo é Luisa Cimmino, Ph.D., professora assistente do Departamento de Patologia da NYU Langone Health, e os resultados foram publicados na revista Cell .

O papel da enzima TET2 em leucemia

Uma enzima chamada Tet metilcitosina dioxigenase 2 (TET2) é conhecida por ter a capacidade de fazer células-tronco – que são células indiferenciadas que ainda não adquiriram uma identidade e função específica – se diferenciam em células sanguíneas maduras e normais que acabam morrendo de forma semelhante a qualquer Outra célula normal.

Isso é benéfico para pacientes com leucemia , em que as células-tronco do sangue não são “ditas” para amadurecer, então, em vez disso, elas se regeneram e se multiplicam ao infinito . Isso impede o corpo de produzir glóbulos brancos normais, que nosso sistema imunológico precisa para combater a infecção.

Alterações genéticas podem influenciar a ação benéfica desta enzima. Os autores observam em seu estudo que 10 por cento dos pacientes agudos de leucemia mielóide , 30 por cento dos pacientes com um tipo de pré-leucemia chamada síndrome mielodisplásica e 50 por cento daqueles com leucemia mielomonocítica crônica apresentam um mau funcionamento genético que reduz o TET2.

Portanto, o Prof. Cimmino e colegas analisaram como esta enzima pode ser geneticamente estimulada e se a vitamina C pode ou não ser usada para fazê-lo.

Ativando e desativando o gene TET2

Os pesquisadores geneticamente modificaram os ratos para não ter a enzima, tendo projetado modelos de mouse com o gene TET2 “ligado” e “off”. Quando o gene estava fora, os pesquisadores descobriram que as células-tronco começaram a funcionar mal. Quando os pesquisadores voltaram o gene, essas avarias foram revertidas.

Os pesquisadores sabiam que, em leucemia e outras doenças do sangue que dependem de falhas genéticas de TET2, apenas uma das duas cópias do gene TET2 é alterada.

Então, eles hipotetizaram que uma dose elevada de vitamina C administrada por via intravenosa pode compensar a cópia defeituosa do gene ampliando a ação da cópia que ainda funciona normalmente.

Vitamina C, inibidores de PARP bloqueiam células cancerosas

O estudo confirmou a hipótese dos pesquisadores. Eles descobriram que a vitamina C com altas doses promoveu um mecanismo genético que restaurou a função TET2. Este mecanismo é chamado de desmetilação de DNA – um processo que, simplesmente, aponta, ativa genes que “dizem” células-tronco para amadurecer e evoluir para a morte, como é normal. Este processo não funciona corretamente em pacientes com mutações genéticas TET2.

O novo estudo, no entanto, dá esperança a esses pacientes, já que os pesquisadores descobriram que o tratamento intravenoso com vitamina C promoveu a desmetilação do DNA, “revelando” células-tronco para amadurecer e morrer. O tratamento também interrompeu as células estaminais de câncer de leucemia que foram transplantadas de pacientes humanos para ratos de crescimento nos roedores.

Os resultados levaram os pesquisadores a ver o que aconteceria se combinassem o potencial terapêutico da vitamina C com uma classe de drogas anticancerígenas chamadas Inibidores de PARP. Estes são “um tipo de droga conhecido por causar morte celular de câncer, bloqueando o reparo do dano do DNA, e já estão aprovados para o tratamento de certos pacientes com câncer de ovário”, explica o Prof. Cimmino.

Quais são as implicações clínicas?

O autor de estudo correspondente, Benjamin Neel, Ph.D., diretor do Centro de câncer de Perlmutter, falou com Medical News Today sobre o significado de suas descobertas.

Nossos resultados sugerem que a vitamina C com altas doses – e é importante notar que isso significa que as doses que devem ser administradas [por via intravenosa] – podem ter benefício terapêutico na síndrome mielodisplásica mutante TET2, sozinha ou em combinação com terapias desmethylating atuais e / Ou inibidores PARP. ”

Benjamin Neel, Ph.D.

“Nosso trabalho também sugere que a vitamina C mais / menos inibidores de PARP pode ser parte de uma estratégia benéfica para o mutante TET2 [leucemia mieloide aguda]”, acrescenta Dr. Neel. Mas o autor adverte que estas são apenas predicações, e que “devem ser testadas em pacientes humanos por meio de ensaios clínicos”.

“O Dr. Abdul Maher-Hay no [Perlmutter Cancer Center] organizou um estudo multicêntrico para testar os efeitos da vitamina C em síndrome mielodisplásica intermediária e de alto risco”, afirmou o Dr. Neel. “Os resultados deste julgamento serão bastante interessantes”.

O Dr. Neel compartilhou com MNT algumas direções dos cientistas para pesquisas futuras, dizendo: “Nós também planejamos estudos pré-clínicos adicionais para testar os efeitos da vitamina C em doses elevadas em combinação com PARP [inibidores] em mais modelos de [leucemia mieloide aguda ] E em amostras de pacientes primários “.

“E, finalmente, planejamos experiências para identificar outros agentes que possam sinergizar com a vitamina C em amostras de” leucemia mieloide aguda “.

SEM COMENTÁRIOS