Netflix cobriu o showrunner mais bem sucedido da Disney em um movimento que poderia sinalizar uma mudança no equilíbrio de poder.

Shonda Rhimes, criadora de shows populares como Grey’s Anatomy, Scandal e How To Get Away With Murder, assinou um contrato com o gigante de transmissão, deixando o ABC da Disney depois de 12 anos.

O anúncio foi feito pelo chefe de Netflix, Ted Sarandos, que chamou Rhimes de “um verdadeiro Netflixer de coração”.

Ele a elogiou como “um dos maiores contadores de histórias na história da televisão” e estava “tão animada para recebê-la para a Netflix”.

Ele tem motivos para ser.

Não só a empresa de produção de Rhimes, Shondaland, é uma vencedora do prêmio multi-Emmy, e a única que já teve uma noite inteira no horário nobre do ABC – mas a contratação é vista como uma declaração de como a Netflix planeja ganhar a batalha de transmissão.

Rhimes
Imagem:Rhimes é um dos mais bem sucedidos showrunners do mundo

Tudo começou em janeiro, com rumores de uma possível fusão da Disney / Netflix, o que significou que o gigante do estúdio assumiria o maior provedor de streaming do mundo.

Por razões desconhecidas, tal negócio nunca aconteceu.

Muito provavelmente, a Netflix está tão confiada em sua estratégia de crescimento como a loja, que vê a Disney não como um Goliath mais antigo, mais sábio e rico, mas como um concorrente direto.

A próxima jogada foi a da Disney, com o CEO Bob Iger anunciando na semana passada ele tirou todo o seu conteúdo da Netflix e começou seu próprio serviço de transmissão .

No pior cenário possível para Netflix, isso não significará mais super-heróis de Marvel, nem mais filmes de Star Wars, Indiana Jones ou remakes de ação ao vivo de clássicos da Disney.

Em poucas palavras, o tipo exato de conteúdo que a base de consumidores da Netflix quer.

A mídia teve um dia de campo. Houve relatos alegando que isso constituirá um golpe importante para a Netflix – em cima dos 20 bilhões de libras da empresa em dívidas e obrigações que não mostram sinais de reversão.

Para o olho desinteressado, Netflix parecia um David glorificado com gordo chance de derrubar um gigante real. Não tão rápido.

O mestre de None de Aziz Ansari não foi confirmado para uma terceira temporada apesar de boas críticas
Imagem:O acordo da Aziz Ansari com Netflix não o vincula a uma temporada por ano

A estratégia principal da Netflix é assinar acordos diretamente com os espectadores que acredita. Os gostos de Jenji Kohan da Orange Is The New Black, Spike Lee, Aziz Ansari, Joe Swanberg – a lista continua.

 

Seguindo uma estratégia implementada pela primeira vez por redes de cabo como HBO e FX, então dá a esses espectadores a liberdade suficiente para fazer praticamente o que quiser. Sem compromissos de tempo, barreiras monetárias ou grilhões criativos.

É assim que a Netflix se esforça, sendo livre das tensões do espaço publicitário ou dos horários de transmissão.

As redes tradicionais, como a ABC, darão um showrunner rentável, como a Rhimes, uma liberdade criativa e podem mesmo atraí-las com fundos aparentemente ilimitados, mas acabarão exigindo muitos episódios para se ajustarem à programação deles com tempos de curta duração para jogar entre comerciais.

E então há o alcance global. Para Rhimes, Lee, Kohan, Ansari e todos os outros “Netflixers de coração”, a oportunidade de ser transmitida em todo o mundo é cada vez mais importante.

Por outro lado, é a Disney da qual estamos falando. Possui ABC, A & E, ESPN, o canal History e até 30% da plataforma de transmissão Hulu.

Ele também tem sua própria plataforma de transmissão, a DisneyLife, com seus próprios shows e filmes. A questão é: quem pagará por isso?

Os gigantes dos blockbusters sempre estrearão nos cinemas antes de aterrar na DisneyLife e, enquanto isso, a Disney está lentamente a perder a chance de conquistar os maiores nomes da TV.

Sarandos assumirá os golpes infligidos na Netflix, e continuará gastando bilhões em conteúdo original – apostando em showrunners de qualidade em que acredita.

Os investidores não parecem preocupados, nem o talento. Afinal, David não ganha no final?

SEM COMENTÁRIOS